Chegou o tão esperado dia. Os vereadores não viam a hora de se reunir com o prefeito Aluísio Veloso/PT para obter respostas dos pedidos feitos há pouco mais de um mês, quando cobraram mudanças na Secretaria de Saúde e solução dos problemas por eles apontados.
Desde o início do atual mandato, a Secretaria de Saúde tem sido a bola da vez e tem recebido constantemente diversas críticas por parte dos vereadores, a cada reunião é uma nova queixa e/ou denúncia. Os vereadores questionam o fechamento de postos de saúde da periferia, o não atendimento de muitos vereadores, dificuldades de relacionamento entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa com relação ao pagamento de convênios, falta de materiais nos postos de saúde, demora na marcação de consultas e exames e, o principal deles, a questão do horário dos médicos, dentre outros.
Um grupo de vereadores (que ficou batizado como G6) chegou a pedir ao prefeito Aluísio Veloso a mudança dos secretários Luiza Flora e José Tourinho (adjunto), além da substituição do ouvidor municipal Elton Costa. A alegação é de que eles estariam usando a secretaria para fazer política, pelo fato de o adjunto e o ouvidor serem do PSB, partido que apoiou o prefeito Aluísio nas últimas eleições.
A reunião com o prefeito estava marcada para o último dia 28 (quinta-feira passada), mas teve que ser adiada porque o prefeito Aluísio teria outros compromissos. Insatisfeitos com o adiamento da conversa, o presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) convocou uma coletiva com a imprensa na última sexta-feira (29) para comunicar que, em sinal de protesto e para forçar o prefeito a resolver a situação, os vereadores iriam fazer uma Operação Tartaruga, ou seja, iriam desacelerar a votação dos projetos enviados pelo Executivo.
Reunião da Câmara
A Operação Tartaruga começou na reunião da Câmara Municipal desta segunda-feira (1º), quando foram votados apenas dois projetos, diferentemente do que vinha acontecendo. Ainda assim porque esses projetos teriam que ser votados com urgência para não haver problemas, por causa do prazo.
O presidente da Câmara fez uso da Tribuna para explanar sobre o problema da saúde e falar do que seria tratado na reunião de hoje. Dr. Reginaldo chegou a dizer que não quer mais que a secretária de Saúde deixe a pasta e afirmou que ela deve até ficar, quer uma mudança na cabeça dela, mudança de postura.
A reunião de hoje promete, porque tem vários interesses e pontos de vista para serem discutidos. O Executivo está amparado pela Lei, porque existe um edital do concurso que estabelece a jornada de oito horas diárias e o salário de R$4.800. O Ministério Público terá que se manifestar e os vereadores irão defender os interesses da população.

COMPATILHAR: