Nos dias 14, 15 e 16 de maio, foi promovida a VI Oficina da Saúde, voltada para os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Estética, Fisioterapia e Medicina Veterinária. Diversas palestras e minicursos foram ministrados, com o objetivo de buscar a integralização dos estudantes e profissionais da área da saúde, além de proporcionar o acesso a informações atualizadas sobre diversos assuntos.
O evento foi organizado pelos coordenadores de curso: Prof. Ms. Dênio Garcia Silva de Oliveira (Medicina Veterinária), Profa. Ms. Maria das Graças Oliveira (Enfermagem e Estética) e Prof. André Carvalho Costa (Fisioterapia). A VI Oficina da Saúde teve uma excelente adesão, pois contou com 370 inscritos.

Abertura da Oficina da Saúde

No primeiro dia do evento, 14 de maio, foi ministrado, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, o minicurso com o tema ?Novas tecnologias e procedimentos nos acessos vasculares em pequenos e grandes animais?, no turno matutino. A instrutora foi a médica veterinária Juliana Haddad Giffoni. Ela também ministrou, no período vespertino, o minicurso sobre ?Implantação de Cateter Venoso Central pela técnica de ?Seldinger??, na CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR).
À noite, os participantes tiveram duas palestras voltadas para a área de Fisioterapia, ambas na Sala de Multimeios 2. Uma delas teve como tema ?Princípios que fundamentam a prática clínica atual do Fisioterapeuta?, proferida pela Profa. Ms. Viviane Otoni Carvalhais, e a outra sobre ?Pilates Funcional na Reabilitação?, ministrada pelos fisioterapeutas Hely Andrade Júnior e Camila Danielle Ribeiro.
Paralelamente, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, foi ministrada a palestra ?Eletrodermoterapia?, pela fisioterapeuta Profa. Kelly Cristina Paim Chaves e, na Sala de Multimeios 3, a palestra ?Ética Profissional?, pelo enfermeiro Paulo César Soares.

Segundo dia de evento

Os alunos tiveram, no período da manhã, no Salão Nobre, uma aula teórica por meio de um minicurso sobre ?Manejo de Aves de Rapina?, proferida pelo médico veterinário Mateus Moreira Maia Silva. Na parte da tarde, ele ministrou a aula prática, com a simulação de voos de aves como falcão, gavião e coruja, próximo à CLIMVET.
No período noturno, foram ministrados os minicursos ?A Enfermagem na Atuação da Saúde Pública Brasileira?, pelo enfermeiro Leonardo Luiz dos Santos, na Sala de Multimeios 2, e ?Atualizações em Eletroterapia?, pela esteticista Iris Gontijo, na Sala de Multimeios 3.
Simultaneamente, no Salão Nobre, foram proferidas as palestras ?Atuação do Fisioterapeuta em Empresas?, pelo fisioterapeuta Flávio Faria, e ?Atuação do Fisioterapeuta nas Principais Lesões Desportivas?, pelo fisioterapeuta Felipe Pereira.

Encerramento da Oficina da Saúde

No último dia do evento, os acadêmicos assistiram a outras duas palestras pela manhã, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?. O médico veterinário Bruno Machado falou sobre ?Cadeia Produtiva de Pescado (desde a criação até o abate)?, e a veterinária Anna Brasileiro abordou o tema ?Qualidade e o Papel do Médico Veterinário?.
Fechando o ciclo de minicursos, os acadêmicos aprenderam sobre a ?Importância da Atuação do Enfermeiro na Prevenção do Câncer de Boca?, com a enfermeira Natane Moreira de Carvalho, na Sala de Multimeios 2, e sobre ?Pré e Pós Operatório em Cirurgias Estéticas?, pelo fisioterapeuta Renato Affonso Silva, no Salão Nobre.

COMPATILHAR: