Mais uma vez, se valendo da moderna ferramenta de comunicação social – redes sociais – na quarta-feira (15) o vice-prefeito, Eduardo Brás postou em sua página no Facebook mais um desmentido, em matéria muito bem embasada, onde relembrou que um grande desafio de seu governo no mandato 1983/1988, ao contrário do que afirmara Moacir Ribeiro, foi a busca de soluções para o grave problema de falta d?água que assolava, como agora, o município de Formiga. Exibiu inclusive, cópia de reportagem de jornal local naquela época, sob o título: ?Água, agora muita e da melhor qualidade?.
Na época, Eduardo Brás atacou as duas frentes do problema, estendendo o fornecimento de água e melhorando a sua qualidade, com tratamento e fluoretação.
O Saae foi reformulado pelo então prefeito para solucionar o fornecimento precário, principalmente para os bairros Santo Antônio, Centenário, Areias Brancas, Bela Vista, Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida e outros.
Na reportagem exibida se via que o abastecimento na cidade, chegou ao colapso no ano de 1984, exigindo medidas eficientes da administração.
Eduardo Brás determinou a execução imediata de obras no setor, com o mapeamento e cadastramento de todas as redes de água na cidade e encomendou ao Centro Tecnológico de Minas Gerais um levantamento das deficiências do abastecimento.
Com base nesse estudo, ele instalou bombas elevatórias em vários pontos críticos da cidade e estendeu consideravelmente a rede de água.
Na época, a administração investiu recursos no valor de Cz$380 milhões na melhoria do fornecimento de água e rede de esgoto em bairros da periferia.
Naquela gestão, além de garantir a qualidade de água consumida pela população, o Saae tinha ainda condições de prestar serviços a terceiros, por meio de um novo laboratório adquirido, para o controle bacteriológico da água.
Outra frente de trabalho da autarquia foi a recuperação da barragem de captação de água destruída por uma enchente. Por meio de um convênio com o governo do Estado, o então prefeito conseguiu verba no valor de Cz$ 100 milhões para a referida obra.
A preocupação com as enchentes levou o atual vice-prefeito a investir em obras de saneamento básico. Para evitar problemas, Eduardo Brás construiu muros de arrimo no rio Formiga com recursos próprios da Prefeitura.
Segundo comentários exibidos na rede social, internautas solicitaram que o vice-prefeito apresente a referida reportagem ao atual chefe do Executivo, Moacir Ribeiro, dando-lhe conhecimento de que sua fala exibida via TV local, não condiz com a verdade dos fatos.

COMPATILHAR: