O vice-presidente Michel Temer, que está na Rússia, defendeu nesta segunda-feira (14) a realização de cortes no Orçamento de 2016. Questionado sobre se os cortes de despesas, que podem ser anunciados nesta segunda e chegar a R$ 22 bilhões, seriam suficientes para dar uma segunda chance ao governo, Temer afirmou que “é uma oportunidade”.

“Foi pregada intensamente no sentido de que se faça os cortes. Mas os cortes não estão definidos ainda. Se houver cortes, acho que é um bom passo e um atendimento a vários setores que pleiteiam exatamente cortes”, afirmou o vice, que foi lacônico ao falar com a imprensa em um rápida visita ao stand do Brasil em uma feira de alimentos de Moscou.

Sobre um eventual anúncio de aumento de impostos, Temer afirmou que, sobre isso, vai falar apenas quando voltar ao Brasil. O vice também fez elogios a Dilma Rousseff, afirmando que “a presidente está se recuperando cada vez mais”. “Tenho certeza de que terminará o mandato”, afirmou.

Após se reunir com o presidente da Duma (equivalente russo à Câmara dos Deputados), Serguêi Naríchkin, Temer visitou a World Food Moscow com sua comitiva, que inclui ministros do PMDB.

Ao lado do presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), David Barioni Neto, e do presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Antonio Camardelli, posou para jornalistas comendo  churrasco.

Ele fez um discurso informal no qual defendeu o aumento das vendas brasileiras para a Rússia. “O governo só prospera se a iniciativa privada prosperar”, disse.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa Hoje em Dia

COMPATILHAR: