A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária realizará nos dias 13 e 14 de agosto a Campanha de Vacinação Contra a Raiva. O horário será das 8h às 16h.
De acordo com a médica veterinária, Fernanda Pinheiro Lima, a raiva é uma doença grave, que não tem cura e mata. Ela é causada por um vírus presente na saliva de animais doentes e transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou lambedura de mucosas por cães, gatos, morcegos, raposas, macacos, lobos, caprinos, ovinos, equídeos, suínos e bovinos infectados.
Fernanda Pinheiro informou que dados epidemiológicos mostram que, no Brasil, de 1986 a 2006, a ocorrência de raiva humana ficou em torno de 9%. Ela ressaltou que o objetivo da campanha é vacinar o maior número de cães e gatos no menor espaço de tempo para impedir que o vírus da raiva alcance a população, interrompendo assim, o ciclo urbano da transmissão da doença.
?Se você tem cães ou gatos, não se esqueça de vaciná-los todo ano. A vacina protege seu animal contra a raiva e pode evitar que ele transmita a doença?, destacou a médica veterinária.

O que fazer se for ferido ou mordido por cão, gato ou morcego:

* lave bem o local do ferimento com água corrente e sabão e vá imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal.
* Se o animal agressor for um cão ou um gato, siga ainda estas medidas:
* Informe ao centro de saúde o endereço do dono do animal.
* Não mate o animal
* Deixe o animal em observação por 10 dias, recebendo alimentação adequada, em local seguro, longe do contato com pessoas ou outros animais.
* Volte imediatamente ao centro de saúde se o animal desaparecer ou morrer.
* Todo animal deve ser revacinado anualmente e filhotes que receberam somente uma dose da vacina em sua vida devem receber a 2ª dose após 30 dias.
* Confira a programação da Campanha de Vacinação Canina e Felina 2009 nas zonas urbana e rural (documentos anexos).
* Qualquer dúvida é só entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária, no Edifício Antônio Vieira, Rua Dr. Teixeira Soares, 264, Centro, ou ligar para 3329-1167.

COMPATILHAR: