O departamento de Vigilância Sanitária de Córrego Fundo, sob a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), orienta à população sobre a importância do uso de repelentes como medida preventiva à infecção pelo vírus Zika e demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Segundo informações da fiscal de Vigilância Sanitária da cidade, Elaine Cristina Silva Cardoso, a Anvisa recomenda o uso de repelentes por gestantes, desde que os produtos sejam registrados pela Agência de Vigilância Sanitária e que sejam seguidas corretamente as instruções de uso expressas na embalagem.

De acordo com a Anvisa, tais produtos não devem ser usados em crianças menores de dois anos. Em crianças entre dois e 12 anos, a concentração dever ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia. Concentrações superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos.

Zika vírus 

Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

Assessoria de Córrego Fundo

COMPATILHAR: