Nesta quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação e Esportes realizou o Congresso Técnico que definiu os últimos detalhes sobre a realização do VII Desafio de Xadrez Escolar, que será disputado nos dias 17 e 18 de novembro. Na reunião estiveram presentes professores das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino e membros de Setor de Esporte e Lazer, responsáveis pela organização.
O coordenador do Setor de Esporte e Lazer, Samuel Nogueira Neto, apresentou o regulamento da competição e o sistema de disputa. Este ano, a competição terá novidades, pois a disputa será baseada nas regras da Federação Internacional de Xadrez (Fide), tendo como sistema de disputa o emparceiramento suíço e contarão com a utilização dos relógios de xadrez, adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
Samuel Nogueira Neto ressaltou a importância e a evolução da competição. ?É notório a valorização empregada pela Prefeitura nesta competição, a cada ano conseguimos melhorar o evento e, este ano, com certeza, chegamos ao nível mais próximo de competições de níveis regionais e estaduais em relação à infraestrutura empregada? .
A compra dos relógios e a melhoria na sistematização e estrutura da competição criam oportunidades dos alunos de chegarem à igualdade com os demais alunos de outros municípios em competições de níveis mais elevados, como Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), Jogos da Integração e da Amizade (Jóia), e campeonatos regionais e estaduais de xadrez.
A disputa ocorrerá em cinco categorias em ambos os gêneros:
Módulo 1: / nascidos em 2002 e 2003
Módulo 2: nascidos em 2001 e 2003
Módulo 3: nascidos em 1999 e 1998
Módulo 4: nascidos em 1996 e 1997
Módulo 5: nascidos em 1993, 1994 e 1995.

O Desafio de Xadrez acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro (quarta e quinta-feira), no salão nobre do Clube Centenário, situado à praça Ferreira Pires, de 8h às 11h30. Se necessário, a competição poderá estender-se até o dia 19. Foram inscritos ao todo 115 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

COMPATILHAR: