Nesta terça-feira (20) o Vila Esporte Clube completa 73 anos de existência, com uma história repleta de glórias e conquistas. O diretor de patrimônio do Leão do Oeste, Norberto Anselmo de Castro, conta um pouco da história do Vila, que começou em 1939. O terreno do estádio João Francisco de Paula foi comprado naquele ano, quando o Dr. Arco Verde era o presidente do clube.
Norberto ingressou na equipe do Vila ainda com 13 anos de idade, são 39 anos de fidelidade e amor ao clube. Segundo Norberto, o que mais marcou a história do Vila foi a vitória sobre o Formiga em 29 de maio de 1977, quebrando um tabu de 40 anos. O Vila tem sete títulos de campeão da cidade: em 1977, 1985, 1986, 1990, 2004, 2005 e 2006.
Ainda de acordo com o diretor de patrimônio, o nome do estádio é uma homenagem ao ex-presidente João Francisco de Paula, pai do vilense Hélio de Paula. Questionado sobre o maior orgulho do Vila, Norberto diz que é ver clube como está hoje. ?Os presidentes que passaram cuidaram do patrimônio do Vila e isso orgulha a gente que está aqui há muitos anos? , comentou.
Para Norberto, não existiria futebol na cidade se não houvesse o Vila. ?Se existisse só um time na cidade num teria rivalidade. […] Se o Vila não existisse para fazer frente ao nosso arquirrival não teria aquela emoção. […] Sem o Vila a cidade ficaria triste?. Apesar da competitividade, Norberto avalia como saudável a rivalidade entre Vila e Formiga. Eu acho que a rivalidade tem que haver é dentro do campo.
O Vila tem se destacado pelas categorias de base, que têm participado de competições importantes como o Campeonato Mineiro Infantil e o Campeonato Mineiro Juvenil, desenvolvendo ainda um lado social, tirando as crianças e adolescentes dos vícios das drogas. Existe a intenção de que o Vila, futuramente, participe da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro na categoria profissional.

COMPATILHAR: