A Páscoa promete ser um pouco mais salgada para os brasileiros. Ao menos no que se refere aos gastos com ovos de chocolate e os produtos tradicionais do período. Em recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), ficou constatado que os tradicionais ovinhos de chocolate e os bombons que recheiam a mesa dos brasileiros levam em seu preço 38% de impostos.
Entre os produtos típicos da época, o vinho é o que tem maior peso em tributos. Segundo o levantamento, o consumidor paga 54,7% de impostos em uma garrafa da bebida. Para se ter uma ideia, se o vinho custar R$ 20, cerca de R$ 10,94 seguirão para o governo. Outro produto tradicional das mesas na Páscoa que tem uma forte carga tributária embutida no preço é o bacalhau. O consumidor que desejar levar o peixe no período da quaresma irá pagar 43,8% de impostos ao governo.
Na lista de maiores tributos do período aparecem ainda a colomba de chocolate (38,7%), o cartão (37,5%) e a colomba tradicional (36%), figurando entre os primeiros colocados.

COMPATILHAR: