Uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc, revelou que a violência doméstica ainda é uma triste realidade no país. O levantamento, feito em agosto do ano passado, mostrou que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões por parte de companheiros, sendo 1,3 milhão nos 12 meses que antecederam a pesquisa.
Foram ouvidas 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos em 25 estados brasileiros. Entre os entrevistados, 85% conhecem a lei Maria da Penha (que protege mulheres vítimas da violência em casa) e 80% aprovam a legislação.
O estudo mostrou ainda que 32% das agressões foram motivadas por ciúme e que 8% dos homens entrevistados admitiram já ter batido em uma mulher. Outros 48% disseram ter um amigo ou conhecido que fizeram o mesmo e 25% afirmaram que têm parentes que agridem as companheiras.
Entre os homens que assumiram as agressões, 14% alegaram que agiram bem na ação e outros 15% disseram que bateriam de novo se julgassem necessário.

COMPATILHAR: