Após a Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) encontrar o vírus causador da poliomielite em amostras de esgoto colhidas no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), no interior paulista, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu ontem um alerta de emergência mundial sobre a doença. No entanto, a OMS informou que, até o momento, não há nenhum caso de contaminação humana. ?O vírus só foi detectado no esgoto. Até o momento, nenhum caso de paralisia por pólio foi registrado?, informou a OMS em comunicado.
Erradicada do Brasil desde 1989, a pólio ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em poucas horas. A doença não tem cura, pode apenas ser evitada por vacinação. O comunicado da ONU informa que essa amostra seria similar a outra recentemente isolada na Guiné Equatorial, na África Ocidental, e que o risco de que o vírus se espalhe internacionalmente é ?muito baixo?.
Apesar de oficialmente nenhum caso humano ter sido detectado desde a erradicação da doença, na semana passada uma criança de um ano foi internada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com suspeita de paralisia nas pernas, um dos sintomas da poliomielite, que afeta principalmente crianças menores de 5 anos.
A última campanha nacional de imunização contra a paralisia infantil no Brasil foi realizada há um ano, e a cobertura alcançada foi de 95%. O Ministério da Saúde informou, em nota, que ?esse achado não significa qualquer mudança na situação epidemiológica do Brasil.
?Em 17 de junho de 2014, o Ministério da Saúde recebeu do laboratório de enterovírus da Fiocruz a confirmação de que foi isolado vírus selvagem da poliomielite pela Cetesb em amostra coletada em março de 2014 no esgoto sanitário do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). No mês de abril de 2014, os resultados do monitoramento de todos os pontos, inclusive no aeroporto de Viracopos, foram negativos, portanto, o resultado encontrado no mês de março foi um fato isolado, evidenciando que não há circulação do poliovírus selvagem na região. Os dados foram enviados para o laboratório global de referência da OMS para a poliomielite, tendo sido confirmado que o poliovírus é originário da Guiné Equatorial?, afirma o ministério, na nota.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, disse que o caso se trata provavelmente de ?um viajante?. A assessoria de imprensa do aeroporto de Viracopos informou que só vai se pronunciar após notificação oficial da prefeitura.

COMPATILHAR: