Mais de 74 mil computadores foram infectados com o vírus ZeuS por hackers da Europa e da China em quase 2.500 empresas nos últimos 18 meses, em 196 países. O ataque coordenado, que deu aos criminosos acesso a informações confidenciais corporativas, de acordo com o Wall Street Journal. Ainda segundo o jornal, os países mais afetados foram Egito, México, Arábia Saudita, Turquia e EUA.
Os sistemas foram infectados pelo vírus ZeuS, enviado em e-mails para redes corporativas a partir da Alemanha. Internautas que abriam esses emails eram encorajados a visitar sites contaminados ou baixar arquivos que comprometiam a segurança do computador. O vírus consegue ler o que a pessoa digita, roubando informações de acesso a sites que exigem senha e números de cartão de crédito, entre outros dados. Além disso, ele permite que o hacker roube qualquer arquivo do computador infectado e instale programas para controlá-lo remotamente.
Já foram encontrados mais de 75 gigabytes de dados roubados, entre eles 68 mil nomes de usuários para sistemas de e-mails, bancos online, Facebook, Yahoo, Hotmail, informações de cartão de crédito, entre outros. Grandes corporações, como a Merck e a Paramount Pictures, estão entre as vítimas.
Até hoje, o maior ataque que se tem notícia foi o do conficker, que a partir de 2008 chegou a infectar mais de 15 milhões de computadores em todo o mundo. Acredita-se que ainda existam cerca de sete milhões de máquinas contaminadas pelo vírus.

COMPATILHAR: