O prefeito de Pains, Ronaldo Márcio Gonçalves/PT; o presidente da Associação de Pains, Arcos e Região (Ampar), Carlos José Gonçalves, e outros representantes da associação, acompanhados pelo representante da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, René Vilela, estão em Brasília esta semana onde participam de audiências em órgãos ambientais para a busca de solução sobre a paralisação das mineradoras em Pains.
Durante a Operação Pá de Cal, desencadeada no último dia 15, foram fiscalizadas 32 empresas, que tiveram as atividades suspensas.
Entre as visitas, eles estiveram com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias; com o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, e com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Uma das questões mais importantes já foi conseguida: definir qual é o órgão responsável pelas cavernas. ?Definiu-se, aqui em Brasília, que o Ibama é o responsável para dar anuência do licenciamento ambiental e não o Instituto Chico Mendes? , conta o prefeito.
Com essa declaração, o processo de licenciamento ambiental pode se tornar mais fácil de ser obtido, já que a maioria dos empresários aponta esta como a grande dificuldade para a legalização das empresas.

COMPATILHAR: