Atlético e Cruzeiro retomaram os trabalhos nesta semana. Além dos exames fisiológicos de praxe, as equipes passaram a se concentrar em tempo integral para recuperar o ?tempo perdido? das férias visando trabalhar o recondicionamento físico dos atletas para a temporada. No Atlético, foram poucas as novidades. O clube anunciou reforços para compor o elenco, como Alecsandro, Rosinei, Luan e Morais. A contratação de maior impacto foi do experiente Gilberto Silva. Já o Cruzeiro fez uma reformulação drástica em seu plantel. Ao todo, chegaram 12 novos reforços. Outros 19 atletas que estavam no clube foram dispensados ou envolvidos em negociações. Entre os principais nomes contratados estão Dagoberto, Diego Souza, Henrique e Everton Ribeiro.
Cereja do bolo
No Galo, a torcida ainda espera ansiosa pela prometida contratação de peso por parte de Alexandre Kalil. Após tentativas frustradas em trazer Robinho e Dagoberto, o time alvinegro ainda aposta na contratação de Diego Tardelli. O atacante vive boa fase no mundo árabe e tenta a liberação para voltar ao clube que defendeu por mais de dois anos.
Condicionamento
Carlinhos Neves, preparador físico do Atlético, avalia como crucial o mês de janeiro para o condicionamento dos atletas durante a temporada. ?Neste início, dividimos as atividades com os departamentos médico, de fisiologia, fisioterapia e nutrição. Essas avaliações são importantíssimas para que a gente tenha um parâmetro inicial no desenvolvimento do treino de cada atleta. O teste isocinético, por exemplo, serve para detectar equilíbrio muscular e nível de força, se será necessário trabalhar alguma musculatura específica para melhorar a performance do atleta e diminuir o risco de lesões no decorrer do ano?, afirmou.
Aprovado
Um dos poucos remanescentes do grupo de 2012, o experiente volante Tinga tem sido um dos responsáveis por dar as boas vindas aos novos contratados no Cruzeiro. O jogador acredita que a Raposa entra 2013 fortalecida. ?Mesmo com pouco tempo de clube eu já conheço algumas coisas aqui e passo para eles como é bom jogar neste clube, o quanto é importante para a carreira dos jogadores novos, o quanto é importante procurarmos ser vencedores em um clube com a história do Cruzeiro. Tivemos dificuldades que não devemos passar nesta temporada. Em cada posição, temos no mínimo dois jogadores, isso é importante para todo clube?, ponderou.
Escolhas
O capitão Fábio é outro que vê o Cruzeiro mais forte, mesmo com a saída de Montillo. ?O torcedor agora pode cobrar que tem de ter uma equipe forte para conquistar. A gente se de desfez de um grande jogador para fazer grande equipe, disputar títulos e dar alegria ao torcedor?, disse o goleiro.

COMPATILHAR: