O WhatsApp está restringindo o encaminhamento de mensagens no mundo inteiro para até 5 conversas por vez. O aplicativo vai receber uma atualização a partir desta segunda-feira (21) para ativar o novo limite: ele valerá inicialmente para usuários do Android, e depois para usuários do iOS. A ideia é conter a disseminação de fake news.

A regra já está valendo para diversos usuários no Brasil. Quando você tenta repassar o mesmo conteúdo para mais de cinco contatos ou grupos, pode aparecer o seguinte aviso: “você só pode compartilhar com até mais 5 conversas”.

A vice-presidente de comunicações do WhatsApp,  Victoria Grand anunciou a mudança em um evento em Jacarta, capital da Indonésia, onde o aplicativo é bastante popular; o país terá eleições para presidente em abril.

A Indonésia tem uma das maiores porcentagens de usuários no Facebook e Twitter e, segundo o Guardian, “notícias falsas são constantemente divulgadas nas redes sociais para estimular divisões sociais, étnicas e religiosas já existentes para obter ganhos políticos”.

WhatsApp já limitava encaminhamento na Índia

O limite de encaminhamento para cinco destinatários valia na Índia desde julho de 2018. Dezenas de pessoas foram linchadas até a morte no país devido a boatos de WhatsApp, acusadas falsamente de sequestrar crianças.

Outros países, como o Brasil, ainda estavam sujeitos ao limite anterior de até 20 contatos ou grupos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugeriu que o WhatsApp adotasse o limite de 5 conversas durante as últimas eleições, mas o aplicativo disse que não poderia fazer isso antes do segundo turno.

Qual o limite para encaminhamentos?

 Antes, era possível encaminhar uma mensagem para 20 destinatários, fossem pessoas ou grupos. Com a nova medida, o máximo de destinatários passa a ser 5 por vez.

Assim, será possível encaminhar uma mensagem para 2 pessoas e 3 grupos, por exemplo.

 

É possível encaminhar para 5 destinatários, depois para mais 5?

 Sim. O número máximo de destinatários é válido para cada encaminhamento, mas não existe um limite do número de vezes que uma mensagem pode ser compartilhada.

 

O que muda para grupos?

 Cada grupo equivale a 1 destinatário. Assim, será possível encaminhar uma mensagem para até 5 grupos de uma vez.

Como cada grupo do WhatsApp pode ter até 256 membros, o número máximo de pessoas com que se pode compartilhar uma mensagem de uma vez passa a ser 1.280.

Na regra anterior, o número máximo de pessoas que poderiam receber uma mensagem era de 5.120, o equivalente a 20 grupos cheios.

 

Vale para qualquer tipo de mensagem?

 Sim, incluindo as de áudio e vídeo. O limite vale para o encaminhamento de mensagens recebidas e também para aquelas criadas pelo próprio usuário.

No WhatsApp só é possível escrever mensagens para um destinatário por vez, grupo ou contato. Para enviar uma mesma mensagem que você escreveu é preciso encaminhá-la (ou usar uma lista de transmissão).

 

As listas de transmissão serão afetadas?

 Não. As listas de transmissão continuarão podendo ter 256 contatos. Essa é uma ferramenta que o WhatsApp disponibiliza para que usuários possam escrever e enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Somente indivíduos podem ser incluídos em listas de transmissão, ou seja, essa ferramenta não pode ser utilizada para enviar mensagens a grupos.

Para enviar uma mensagem a um contato em uma lista é necessário que quem receba a mensagem tenha quem está enviando em sua lista de contatos, ou a pessoa não receberá a mensagem.

 

 

Fonte: Tecnoblog ||

Imprimir

Comentários