O UNIFOR-MG, por intermédio do curso de Ciência da Computação, promoveu, entre os dias 05 e 07 de outubro, a XI SEMINFO (Semana de Informática). O evento contou com a participação de representantes, coordenadores, professores e alunos do Centro Universitário, estudantes do Colégio de Aplicação e da Escola Estadual Dr. Abílio Machado, além de profissionais da área, alunos de outras instituições de Ensino Superior e convidados.

No dia 05, duas palestras foram promovidas no Salão Nobre do UNIFOR-MG ?Eunézimo Lima?. ?Ciência da Computação: oportunidades e desafios da tecnologia?, pelo Prof. Ms. Michel Pires da Silva, aos alunos do Colégio Aplicação; e ?Ensino e Pesquisa em Computação no Contexto Aeroespacial?, pelo Prof. Dr. José M. Parente de Oliveira. No dia 07, também no Salão Nobre do UNIFOR-MG, a Profa. Ms. Denise Ferreira Garcia falou sobre ?Ciência da Computação: oportunidades e desafios da tecnologia?, aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Abílio Machado.

Nos dias 06 e 07, nos períodos diurno, vespertino e noturno, vários minicursos foram promovidos nos Laboratórios de Ciência da Computação e de Informática do campus. Cada um deles, com vinte alunos, entre estudantes do UNIFOR-MG, do Colégio de Aplicação e demais interessados. Os minicursos oferecidos foram: ?Montagem e Manutenção de Computadores?, com o ex-aluno de Ciência da Computação e funcionário do Centro de Informação do UNIFOR-MG, Marcos Antônio da Silva, e com o Prof. Ms. Márcio Lopes Júnior; ?Redes de Computadores: problemas e soluções reais?, com o aluno do curso de Ciência da Computação, Breno Carvalho Costa; ?Desenvolvimento Ágil com Netbeans: JDBC e o padrão D.A.O.?, com o aluno e monitor do curso de Ciência da Computação, Wesley Ângelo Gomes; ?Técnicas de Segurança em Redes Locais?, com Prof. Ms. Alisson Marques Silva; e ?Introdução ao LÁTEX: formatação de textos científicos?, com Prof. Ms. Marcos Roberto Ribeiro.

Palestras
Após a realização da XI SEMINFO, o curso de Ciência da Computação promoveu, ainda, uma palestra e um minicurso, no dia 08 de outubro. A partir das 19h30, no Salão Nobre do UNIFOR-MG, a engenheira de software da Google e mestre em Ciência da Computação, Lara Coelho, tratou da apresentação de nome ?Google?, quando apresentou as tecnologias utilizadas pela Google em aplicações como: Orkut, Gmail, Google Docs, Google Apps, entre outras. Um minicurso também foi realizado, das 8 às 12 horas, na Sala de Multimeios 1. Na ocasião, o gerente de projetos e processos da TOTVS comandou o minicurso ?Garantindo a Qualidade em Projetos de Implantação de ERP ? Grupo TOTVS?, onde alunos, professores, funcionários do Centro de Informação e empresários da área de desenvolvimento de sistemas estiveram presentes.

O coordenador de Ciência da Computação, Prof. Alexandre Magno, fala sobre a importância do evento para o UNIFOR-MG e para os alunos e o alcance dos objetivos traçados em relação à XI SEMINFO. ?Mais uma vez, a SEMINFO foi um sucesso no UNIFOR-MG e na região, lembrando que o evento possui tradição no Centro Universitário há 11 anos. O maior objetivo é trazer atualização de conhecimento para alunos e professores, por meio de palestras e minicursos. Além disso, a SEMINFO aproxima o curso de Ciência da Computação da comunidade, pois traz capacitação na área de informática para jovens e adultos interessados. Também promove troca de experiências entre empresários da área da computação, professores e palestrantes. Seria impossível realizar um evento como esse sem a participação dos alunos e da comunidade interessada. Praticamente todos os alunos do curso se envolveram no evento. A participação de professores também é essencial para a realização da SEMINFO. Agradeço a todos os professores que apoiaram e que, de alguma forma, participaram do evento?.

print
Comentários