Brasília sediou durante os dias 21 e 22, o XII Encontro Verde das Américas, que reuniu autoridades nacionais e internacionais, além de contar com a participação de numeroso público. Todos voltados para a discussão e apresentação de problemas e soluções relacionados com as questões ambientais.
Dentre os países ali representados e com assento às quatro mesas de exposição e debates, formadas ao longo dos dois dias, anotamos: Indonésia, México, Quênia, Portugal, Malásia, Israel , Noruega e Palestina.
Os temas discutidos e apresentados foram variados e o evento, este ano, contou com o apoio do GDF (Governo do Distrito Federal).
Dentre os palestrantes brasileiros, estava Dra. Luciana Imaculada de Paula, que por sua competência e ineditismo no tema por ela abordado, mereceu destaque e vários representantes de cidades de diversos estados brasileiros ali representados se interessaram na busca de mais detalhes e informações sobre as possibilidade de aproveitamento de recursos advindos de TAC?s para o encaminhamento de projetos permitam a sustentabilidade ambiental através de medidas até certo ponto simples, mas que, os governos, sob as mais diversas alegações, em especial a da falta de recursos, deixam de implementar. Emissoras de TV e de Rádio, sediadas em Brasília, inclusive oficiais, entrevistaram nossa palestrante e agendaram novos contatos, tamanho foi o alcance das informações por ela trazidas ao público presente, inclusive apresentando exemplos concretos de seu trabalho desenvolvido em Formiga.
Representantes de Ongs, e de outros organismos internacionais e nacionais como OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; a Embaixadora Ana Paula Zacarias ?Chefe da Delegação da União Européia -; o secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Danilo Vieira Junior); o secretário de Políticas de Resíduos Sólidos do Distrito Federal e Professor da Universidade de Brasília, Paulo Celso dos Reis Gomes; A FEAM/MG, a representante do PNUMA ? United Nations Enviromment Programme; Carlos Ugo Santander, Doutor em estudos comparados sobre a América Latina e o Ex-Ministro de Estado Meio Ambiente do Governo Brasileiro, Dr. José Carlos Carvalho, dentre outros, participaram de Mesas e contribuíram para o sucesso alcançado por mais este evento, reconhecido como de grande importância para a busca de soluções para os problemas ambientais que, infelizmente, se proliferam mundo afora.
O jornalista e editor deste jornal, Paulo Coelho, que há mais de uma década participa do Greenmeeting presidiu mesa e coordenou os debates havidos após as palestras proferidas por Dra. Luciana Imaculada de Paula ? tema: a importância das ações do Ministério Público, pactuadas nos termos de ajustamento de conduta com o poder público e a iniciativa privada, viabilizando soluções para problemas ambientais; Embaixador Sudaryomo Hartosudarmo, Indonésia, que discorreu sobre o tema: O compromisso da Indonésia com o desenvolvimento sustentável; Danilo Vieira Junior, Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais, tema: As normatizações e a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento sustentável; Diana Pomar, Diretora do Conselho de Promoção Turística do México, tema: A sustentabilidade da indústria turística do México no contexto Global; Paulo Celso dos Reis Gomes, Sub-secretário de Políticas de Resíduos Sólidos do distrito federal, tema: O desafio da gestão dos resíduos sólidos nas grandes cidades em consonância com a Rio+ 20; Embaixador Peter Kirimi, Kenya, com o tema: A política ambiental do Quênia no contexto da sustentabilidade global. Vários outros temas foram apresentados pelos demais participantes e consta na programação exibida no Portal ultimasnoticias.inf.br, confira.
Concluído o encontro, ainda na solenidade de encerramento foram distribuídos os certificados de participação e estabeleceu-se que a Carta Verde das Américas, que sintetiza o encontro oferecendo sugestões aos governos e demais atores envolvidos com a problemática ali discutida, será divulgada no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

COMPATILHAR: