A XIV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (Mipe) foi realizada no Unifor-MG na semana passada. Foram apresentados 101 trabalhos nas modalidades oral e pôster, nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra.

O evento é promovido por intermédio da Diretoria Geral de Ensino e do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância (Cepep). As atividades ocorreram no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, no Multimeios, no Cepep, na Praça de Alimentação e no saguão do Salão do Prédio 1.

Na abertura, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, a coordenadora do Cepep, Ivani Pose Martins, destacou a importância da pesquisa para uma formação completa do discente e reiterou que o Centro Universitário oferece laboratórios de qualidade para o desenvolvimento dos estudos. Ela falou sobre o incentivo da instituição para que os alunos e docentes participem de eventos científicos e apresentem os trabalhos desenvolvidos no Unifor-MG. “A pesquisa, além de aprimorar e ampliar o conhecimento, é importante para o currículo, principalmente, para aqueles que têm interesse em cursar mestrado ou doutorado”, afirmou.

O reitor Marco Leão ressaltou que a Mipe demonstra a preocupação do Centro Universitário com a extensão, pesquisa e pós-graduação. Ele disse que durante a programação os alunos expõem os trabalhos deles e que isso é importante para a formação do discente e para a comunidade em geral, já que as pesquisas podem ajudar a coletividade.

Marco Leão destacou que os acadêmicos devem aproveitar todas as oportunidades, como as palestras com profissionais que visitam o campus e proporcionam momentos de mais aprendizado. Ele agradeceu e salientou a importância da participação dos professores Roberto Luís Batista e Luiz Antonio Lima, que integram o Comitê Externo de Avaliação do Programa de Iniciação Científica com Bolsas Fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os dois convidados avaliaram os trabalhos apresentados na Mipe e  isso é muito importante para o Unifor-MG, que se eleva no ranking das instituições que se preocupam com pesquisa, pós-graduação e extensão”, disse.

Convidados

O professor Luís Roberto Batista possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Ciências dos Alimentos e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pós-doutorado pelo RIKILT (InstituteofFoodSafety – WageningenUniversity/Holanda).

Na UFLA, é professor Associado III, Chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos, Curador da Coleção de Cultura de Microrganismos do Departamento de Ciência dos Alimentos, líder do Grupo de Pesquisa Micotoxinas e Micologia de Alimentos, Coordenador de projeto no PROTAX – Programa de Capacitação em Taxonomia/CNPq e do PPM – Programa Pesquisador Mineiro/Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), Orientador Permanente nos programas de pós-graduação em Ciência dos Alimentos e Microbiologia Agrícola e Coorientador nos programas de Agroquímica (UFLA) e Ciências Farmacêuticas (Universidade Federal de Juiz de Fora). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos nos seguintes temas: Micotoxinas e Identificação de fungos toxigênicos em alimentos, Higiene e Segurança de Alimentos, Coleção de Cultura de Microrganismos.

Já o professor. Luiz Antonio Lima é graduado em Engenharia Agrícola pela UFLA, Mestre em Water Science – UniversityOfCalifornia Davis e Doutor em IrrigationEngineering – UniversityOfCalifornia Davis. Foi pesquisador da EMBRAPA-CPAC (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados) e trabalhou no setor privado, com o desenvolvimento de projetos técnicos e comerciais na América Latina para empresas americanas e israelenses.

É professor titular da UFLA, onde coordenou a pós-graduação em Engenharia Agrícola e o curso Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, ambos de mestrado e doutorado. Exerceu o cargo de Pró-Reitor de pesquisas e de chefe interino de gabinete da Reitoria. Atuou como presidente da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FAEPE). Foi membro da Câmara de Assessoramento em Agricultura da FAPEMIG. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, principalmente nos seguintes temas: irrigação, drenagem, movimento de contaminantes no solo, café, cana, gotejamento enterrado, aspersão e fertirrigação. Também atua em Engenharia Ambiental.

Tradição

A Mipe está consolidada no calendário acadêmico do Centro Universitário. Tem como objetivos: promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica de pesquisa e de extensão da comunidade acadêmica do Unifor-MG; proporcionar a integração com outras instituições universitárias da Região, incentivando a iniciação à produção científica, contribuindo, assim, para a efetivação da cultura de pesquisa e extensão.

Visa estimular o desenvolvimento do trabalho científico e acadêmico; fortalecer a cultura de pesquisa e extensão; avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/Fapemig/CNPq e os Programas de Extensão do Unifor-MG e divulgar os trabalhos de pesquisa e extensão do Unifor-MG e de demais instituições de ensino superior que participam do evento.

(Foto: divulgação Unifor-MG)

 

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: