Criado em fevereiro de 2005, mas no ar com sua versão beta desde maio do mesmo ano, o Youtube revolucionou o mercado de vídeos na internet. Com a proposta inicial de disponibilizar para qualquer pessoa um local para publicar seus vídeos e dividi-los com o mundo, com praticidade, o canal causou uma grande revolução no modo como se assistia vídeos pela web. E o sucesso foi tão grande, que cinco anos depois, o site atinge a média de dois bilhões de visualizações diárias.
Fundado por três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen, Jawed Karim, o canal teve como o seu primeiro vídeo disponibilizado uma aparição de um garoto norte-americano em um zoológico. O vídeo, Me at the zoo, tem aproximadamente 2 milhões de acesso. E a partir deles, vários outros se somaram.
Esse sucesso repentino fez com que o Google adquirisse o canal por US$ 1,65 bilhão, em 2006. Com a compra pela companhia californiana, o domínio cresceu ainda mais no mercado, anexando, ao longo dos anos, ferramentas que expandiram a marca.
Para comemorar o aniversário, o YouTube criou um canal especial, no qual convida os internautas a publicarem vídeos contando sua história com site e mostra ?os vídeos mais essenciais? desses cinco anos. O hotsite está desponível em: www.youtube.com/user/FiveYear.

COMPATILHAR: