O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira (27) que o 1º lote de seringas compradas pelo Palácio Tiradentes foi entregue. Elas serão distribuídas aos municípios para a vacinação contra a Covid-19.

Segundo o governador, agora Minas tem 7,5 milhões de seringas em estoque. Outras 3 milhões de unidades devem chegar nos próximos dias. Na quarta-feira (25), Zema anunciou a compra de 50 milhões de seringas, que devem ser entregues até o fim de dezembro.

Apesar de ainda não haver nenhuma vacina aprovada pela Anvisa, o governo estadual tem se mobilizado para que, quando houver autorização, a vacinação da população ocorra sem maiores problemas.

“Nosso planejamento tem objetivo de imunizar a população e salvar vidas”, escreveu o governador em uma segunda mensagem.

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou, também na quarta-feira, o Plano de Contingência para Vacinação Contra Covid-19. O planejamento inclui a compra de 700 câmaras frigoríficas para o armazenamento das vacinas. A expectativa é que 100 equipamentos também sejam entregues até o final do ano.

Embora a campanha de imunização seja de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), cabe aos estados distribuírem as vacinas para os respectivos municípios. 

Por isso, o documento do governo de Minas traz orientações sobre segurança, como a necessidade de escoltar o carregamento de vacinas e verificação de possíveis ameaças. Outra hipótese sugerida é realizar a vacinação em esquema de drive thru em algumas situações, de forma a evitar aglomerações.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: