Por Priscila Rocha – Últimas Notícias

Mais de 100 animais silvestres foram resgatados pelo 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros em áreas urbanas no ano passado. Um aumento de 14,5% em relação a 2018, quando foram resgatados 72 animais.

De acordo com o comandante do Cobom, tenente Mateus Campos Cunha, em 2019 foram resgatados 104 animais em situação de risco em toda a área de abrangência do 5º Pelotão. “Registramos a captura de diversas espécies como tamanduás, lagartos de grande porte, gambás, todos em áreas urbanas”, informou o tenente Cunha ao Últimas Notícias.

Neste ano, em apenas 16 dias, cinco resgates foram registrados na região. O caso mais recente ocorreu na quarta-feira (29), na balança do DEER/MG em Pains.

O réptil resgatado se trata de uma serpente da espécie cascavel (Crotalus durissus). Animal altamente perigoso e agressivo.

De acordo com o Cobom, os militares foram acionados por uma funcionária do DEER/MG, que avistou a serpente na rampa de acesso de pesagem de carga. “Na chegada da guarnição ao local, o animal estava debaixo de uma moita de capim. Com o uso de uma pinça de captura de répteis, conseguimos capturá-la e, posteriormente, soltá-la em uma área de preservação ambiental”, informou o comandante do Cobom.

Na segunda-feira (27) no bairro Mangabeiras em Formiga. Um homem se deparou com duas serpentes da espécie cipó-marrom (Chironius Quadricarinatus) quando capinava a horta da residência dele.

Neste caso, o Corpo de Bombeiros não foi acionado. O homem conseguiu prender os répteis em um recipiente descartável e os levou até a sede do Cobom. Os militares recolheram os animais que foram soltos em uma área de mata, distante da área urbana.

O Corpo de Bombeiros alerta a população para não realizar o resgate de animais silvestres por conta própria, principalmente serpentes. “Esclarecemos à população que essa não é uma prática aconselhada pela corporação, sendo que o correto a se fazer frente a esse tipo de situação é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo número 193”.

Na semana passada outras duas serpentes foram resgatadas no mesmo dia. Os casos ocorreram na quarta-feira (22), no município e em Córrego Fundo e, na ocasião, o Corpo de Bombeiros realizou a coleta dos animais.

Em Formiga o resgate de uma cobra verde (Philodryasolfersii) ocorreu no bairro Rosa Mística. Em Córrego Fundo uma jiboia foi resgatada na comunidade de Falhas. Outra serpente da mesma espécie foi resgatada no dia 16 deste mês, na comunidade de Sobradinho.

Os registros de resgate de serpentes são maiores nas estações quentes. De acordo com biólogos, a temperatura externa é essencial para as atividades do réptil. Durante o período frio as serpentes hibernam e no calor elas saem das tocas em busca de comida e parceiros para reprodução.

Outros registros

Em dezembro de 2019, um tamanduá bandeira foi flagrado passeando no bairro Santa Luzia em Formiga. O animal foi visto nas proximidades da rua Rosalina Georgina de Oliveira por diversos dias seguidos. Apesar da cena chamar a atenção dos moradores, ninguém acionou o Corpo de Bombeiros para que o animal fosse transferido para um local seguro.

Foto: divulgação redes sociais

Em novembro, o Cobom realizou o resgate de um tamanduá-mirim em Pains. De acordo com o 5° Pelotão, o animal silvestre estava acuado por cães, que passaram a latir muito e chamaram a atenção dos moradores, os quais acionaram o Cobom.

Tamandua-mirim resgato em novembro de 2019, em Pains (Foto: Cobom/Divulgação)

Ação do homem

Não há dados oficiais que comprovem a relação, mas, ao Últimas Notícias, o comandante do Corpo de Bombeiros informou que o aumento no número de resgates pode estar relacionado com as ocorrências de incêndio florestal. “Não podemos afirmar ao certo, mas 2019 foi um ano com grande aumento de ocorrências de incêndio florestal, o que pode ter provocado a fuga de alguns animais de seu habitat natural”.

Segundo tenente Cunha, o aumento no número de resgates pode estar relacionado ainda, com o trabalho de conscientização feito pela corporação. “Estamos divulgando mais nossas ações e isto causa influência nas pessoas que tomam conhecimento do nosso trabalho e nos acionam”.

Orientação do Cobom

O Corpo de Bombeiros orienta a população a não tentar capturar e nem agredir animais silvestres quando estes estiverem em situação de risco. As pessoas devem manter contato visual a uma distância segura do animal e acionar o Cobom pelo telefone 193.

O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros é responsável por Formiga e pelos municípios de Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata e Pains.

COMPATILHAR: